Friday, February 17, 2012

Um dia no Dubai

Todos os dias, quando saio do escritório e vou para casa, apanho a auto-estrada E311 – Emirates Road, a mais importante estrada dos Emirados Árabes Unidos e quase todos os dias vejo uma cena que me leva a pensar. Vejo carros, parados na berma da estrada ou na faixa de emergência. Para além de todas as considerações de segurança que nos ocorrem logo, deparamos com um episódio invulgar: senhores, muçulmanos, param o carro, saem dele com o seu tapete e virados para a Meca, rezam a Allah.
É um espectáculo realmente fantástico, até porque, da estrada que falo, a paisagem é quase anacrónica: a tradição, a reza e os costumes são respeitados com um pano de fundo extraordinário, a paisagem de prédios cada um mais alto que o anterior desta cidade gigantesca e cenário de todas as misturas que compõem o Dubai.

Vou já clarificar, que o facto de pararem no “meio” da estrada não é surpresa nenhuma até porque cá, regras de circulação e trânsito são quase virtuais, parece que só existem no livro. O facto, dum homem, sair do carro, assim a beira da estrada, também não me é estranha. Também na Europa isso acontece frequentemente. O que mais me surpreende é o motivo da paragem desses senhores.


Por ter vivido tanto em França como em Portugal, posso dizer que sim, já vi, dezenas de homens a encostarem o carro na faixa de emergência ou na berma da estrada nos meus 30 e poucos anos de vida, mas aí é que está, eles não paravam para rezar, eles param paravam satisfazer uma de duas possíveis (e urgentes – daí pararem na faixa de emergência) necessidades fisiológicas: o xixi ou a “menina”. Posso estar com pré-supostos/pré-conceitos errados, é bem possível, mas não creio estar muito longe da verdade. Aí é que me ponho a pensar, os senhores, cá no Dubai, também param para satisfazer uma necessidade urgente, mas essa é diferente, essa é espiritual.


Nos Emirados, como em todo o país muçulmano é, para além de ilegal, impensável, urinar na via pública a pena é de prisão efectiva, o que assustará muito; mas não penso que seja só a punição que assuste, mas acho que passará também pela força e presença dos costumes e das tradições.

Pode surpreender algumas pessoas, mas na maior parte dos países europeus é também ilegal urinar em público – digo isso porque, se acontece tão frequentemente, deve ser porque as pessoas não sabem… ou saberão? Penso que, na Europa, não se respeitará tanto essa interdição por não se perceber esse crime de forma tão violenta; mas sim, é crime também na Europa, faz parte dos crimes de atentados ao pudor; no entanto, e se calhar por a pena incorrida não ser também tão ‘grave’, a lei não me parece que seja muito respeitada.

A meu ver, este é um pequeno exemplo de diferenças culturais interessantes de salientar:


A urgência espiritual que justifica uma paragem súbita a beira duma auto-estrada de pelo menos 12 faixas de um povo VS a urgência fisiológica de outro povo


E este exemplo, e os pensamentos que daí decorrem, fazem com que a minha aventura no Dubai, seja rica e valiosa.


E cá entre nós, rapazes, amigos, irmãos, companheiros, pais… acreditem quando digo, nós, meninas, não vimos nada de sexy nisso de pararem a beira da estrada… e mais não digo!



A foto foi tirada num desses dias, a 120 Km/h e com telemóvel, a qualidade não é a melhor, mas passa um pouco a idéia..

No comments:

Post a Comment